domingo, 17 de março de 2013

Alunos em Cena na Semana da Leitura


No âmbito da Semana da Leitura, a Oficina de Leituras Encenadas coordenou a implementação do projeto-piloto Rodaviva – Alunos em Cena, na EB 2, 3 Bernardino Machado, com 6 alunos do 6ºA. O projeto tem como objetivo principal proporcionar a possibilidade de experimentar a dramatização de textos que constam do PNL, neste caso “A menina do capuchinho vermelho” e “Os três porquinhos” de Roal Dahl, visando uma aproximação divertida do texto literário, favorecendo, deste modo, a sua compreensão e interpretação. As alunas envolvidas puderam contactar diretamente com os processos inerentes à prática teatral, desde a representação até à cenografia e dramaturgia, passando pelas questões técnicas do som e da luz. Todo o processo foi filmado e, depois de editado, o registo em vídeo será entregue à escola e às alunas.
Este projeto, sendo uma parceria com a Companhia de Teatro de Braga, o BragaCult, o Theatro Circo e o Pelouro da Cultura de Braga, é dinamizado pelo ator e editor de imagens Frederico Bustorff Madeira, pelos animadores socioculturais João Moura e Madlene Wust, pelo técnico de som e imagem Pedro Pinto e pela produtora do projeto Vera Gomes.
Esta iniciativa foi apoiada pelas bibliotecas escolares A Casa de Camilo e da EB 2, 3 Bernardino Machado, bem como pelo Curso Pofissional de Técnico de Multimédia.

 Helena Guimarães, coordenadora da Oficina de Leituras Encenadas



Sem comentários: